Se em último caso a greve se tornar inevitável, você é:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Praças X Oficiais: uma guerra silenciosa?



A recente exoneração do soldado Raiele Barbosa do cargo de assessor de imprensa da PMAC, aparentemente sem motivos, exceto por que o mesmo é soldado, acendeu a chama de uma desconfiança antiga: existe uma guerra silenciosa entre praças e oficiais? um preconceito de classe? Aparentemente sim!

Se por um lado alguns oficiais têm se colocado ao lado dos praças, como classe única em prol de nossos interesses, de outro ângulo, principalmente no convívio diário do serviço, o que se vê é que praças não são respeitados mesmo tendo formação superior e sendo especialistas em diversas áreas afins à Segurança Pública. A determinação silenciosa, e creio que será portariada, é que praças não assumirão mais esse tipo de atividade.

Longe de dá um veredito final a esta pergunta, sedimentada sobre o véu da dualidade "hierárquia e disciplina", termos que hoje em dia, em tempos de discussões salariais, são usados para todo tipo de acusação, pergunto a vocês, militares como eu, o que acham sobre essa questão?
- Policiais pedem melhores salários ( têm que ser presos por ferirem o preceito da "hierarquia e disciplina)
- Policiais reclamam de condições de trabalho ( têm que ser presos por ferirem o preceito da "hieráaquia e disciplina)
- Políciais dão entrevistas para jornalistas  ( têm que ser presos por ferirem o preceito da "hieraquia e disciplina)
- Policiais fazem passeata por seus direitos ( têm que ser presos por ferirem o preceito da "hieraquia e disciplina)

Como se vê, este argumento é antigo e retrógrado. Em tempos de globalização, de interação, nossos regulamentos, no mínimo são arcaicos, para não dizer, paradoxais. Conduzir cada questão relacionada a nós, os praças, como afronta à escala hierárquica, é mais falta de imaginação que de disposição!
E você, praça, ou oficial, que por ventura aqui nos visite, o que acha da questão?...





2 comentários:

  1. Creio que há um preconceito histórico herdado de tempos antigos, quando os oficiais era, em tese, mais preparado que os praças. Mas isso mudou, estamos em condições de igualdade agora!

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar claro aqui meu posicionamento sobre essa questão. É claro que existem oficiais que não respeitam os praças e que só procuram para si, sem se importar com ninguém, mas também existem aqueles que estão conosco e lutamos a mesma luta. Longe de afirmar que existe uma divisão interna, quero deixar clero que lanço a questão à tona para nosso conhecimento e tomada de posção diante dos fatos. Somente desse modo poderemos afiar nosso senso crítico e saber quem é quem. Em outras palavras, estes que guerreiam contra nossa classe, e contra eles mesmos, são apenas mais um a pedra no nosso caminho às nossas conquistas!!!

    ResponderExcluir