Se em último caso a greve se tornar inevitável, você é:

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bope realiza treinamento de paraquedismo

Samuel Bryan   
Curso especial é resultado de parceria entre governo do estado e Força Aérea do Brasil


curso_bop_5.jpg
curso_bop_foto_angela_peres_6.jpg
O curso de paraquedismo é voltado principalmente para combate ao narcotráfico (Foto: Angela Peres/Secom)
O Batalhão de Operações Policiais Especiaisdo Acre (BOPE) realiza até esta quarta-feira, 4, um treinamento especial para os alunos que fazem o curso para entrar na instituição. É o curso de paraquedismo, que faz parte do Curso de Ações Táticas Especiais. Iniciado na última sexta-feira, 29, os alunos passaram por todo o estudo teórico e prático, resultado de uma parceria entre o governo do Acre e a Força Aérea do Brasil.

Os alunos do Bope já passaram por operações aerotransportadoras, sobrevivência na selva, sniper, assalto tático, tomada e resgate de reféns. O curso de para-quedismo também faz parte do puxado curso da corporação, sendo voltado principalmente para combate ao narcotráfico.

O curso do Acre começou no dia 14 de março deste ano, com 52 alunos. Desses, dois saíram por motivo de saúde, 28 já desistiram e pediram pra sair. Agora, faltando pouco tempo para o fim do curso de apenas dois meses, apenas 22 alunos dão continuidade ao treinamento.

O coronel Ulysses, do Bope, conta que o curso de para-quedismo foi extremamente proveitoso. "Cada aluno faz três saltos de combate. Além disso, outros quatro alunos estão sendo formados em salto livre", afirmou. O salto de combate é classificado assim por ser feito da altura de cinco mil pés, com abertura automática do para-quedas, dando ao para-quedista maior mobilidade para utilização de outros equipamentos. Já o salto livre é realizado a partir de 12 mil pés de altura, sem o equipamento de combate e com controle total da abertura do para-quedas.

foto_sergio_vale.jpg
Equipe do Bope e instrutores agradecem apoio do governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
foto_sergio_vale_1_0090978s6s.jpg
Tião Viana recebe brevê da Força Áerea e reafirma apoio ao treinamento de profissionais acreanos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Ao longo desses dois meses, o Bope do Acre montou várias parcerias para o treinamento tático de seus alunos. Já passaram pelo Acre membros do Bope do Rio de Janeiro, no curso de combate ao narcotráfico, o Bope do Mato Grosso, com o curso de sniper e o Bope de Brasília, com o curso de como lidar com explosivos. Agora, a Força Aérea do Brasil cede um de seus aviões e equipe de instrutores para o curso de paraquedismo.
"Essa é uma parceria é  um resultado principalmente do esforço na figura do governador Tião Viana", conta o Coronel Leite, da FAB. A equipe vinda de Manaus para ministrar o curso de paraquedismo é formada por dez instrutores, além de toda a equipe de suporte técnico do avião.

A aeronave cedida é um modelo espanhol Casa C105, chamado Amazônia. De caráter multitarefa, o avião possui 11h30 de autonomia, capacidade de oito toneladas de material, inclusive viaturas e 64 passageiros, ou 44 paraquedistas para saltos de forma enganchada ou livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário