Se em último caso a greve se tornar inevitável, você é:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mentor do 11 de Setembro será julgado por comissão militar em Guantánamo

WASHINGTON - Em uma mudança radical, o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, anunciou nesta segunda-feira que Khalid Sheikh Mohammed, mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001, será julgado por uma comissão militar em Guantánamo, e não em um tribunal civil americano, como era previsto. Holder mudou de ideia depois que o Congresso americano impos uma série de restrições contra a transferência dos detidos na prisão americana em Cuba para os EUA. 

 
O presidente americano, Barack Obama, tentou sem sucesso superar as barreiras impostas por republicanos e alguns democratas contra as transferências. Obama terminou suspendendo no dia 7 de março um congelamento de dois anos contra novos julgamentos militares em Guantánamo. Ao fazer o anúncio sobre o julgamento de Mohammed, Holder disse, porém, que os EUA mantêm a intenção de fechar a prisão em Cuba - uma das promessas de campanha do presidente. 

Holder, que atua também como secretário de Justiça dos EUA, anunciou no fim de 2009 que Mohammed e quatro de seus supostos aliados no planejamento dos ataques seriam julgados em tribunais federais em Nova York, o que despertou preocupações de segurança e críticas sobre os direitos concedidos a eles. Os outros quatro também serão julgados por comitês militares em Guantánamo. 

Líder da al-Qaeda capturado no Paquistão em 2003, Mohammed está preso na base militar americana em Guantánamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário