Se em último caso a greve se tornar inevitável, você é:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Major BM desabafa publicamente e é preso


O que será preciso para que mudanças ocorram nos regulamentos que pesam sob os ombros dos policiais e bombeiros militares brasileiros? Quem não percebe que a falta de liberdade de expressão numa instituição pública gera o cometimento de abusos e distorções clandestinas? Até quando os governos terão a vergonhosa postura de se aproveitar do silêncio imposto aos policiais para relegá-los à semi-cidadania? Essas perguntas devem ser feitas por todos, policiais ou não, frente a um caso (mais um!) em que um Major do Bombeiro Militar de Alagoas foi preso após desabafar e denunciar publicamente a carência estrutural de sua corporação.

O Major Carlos Burity, que não poderá ser acusado pelo arautos da disciplina de “político”, já que aparentemente nunca passou próximo de qualquer tipo de partidarismo eleitoral, estava à frente duma operação bombeiro militar em que faltou água para combater o incêndio. Os comerciantes que tiveram suas lojas atingidas pelo incêndio, naturalmente, reclamaram do Bombeiro, que não pôde realizar seu trabalho no tempo devido, por falta d’água. Após ouvir as acusações de ineficiência e incompetência, o Major Burity prestou as seguintes declarações:



Caso não consiga visualizar o vídeo Clique aqui

Por suas palavras, o Major foi punido com três dias de detenção, e o Secretário de Defesa Social de Alagoas justificou em seu twitter do seguinte modo a medida:


De fato, a medida adotada nos remete a valores existentes há muitos séculos, quando a coisa pública era tida como um bem pessoal, tendo como princípio e fim a manutenção do poder particular do mandatário.

O incrível é que os governos ainda não perceberam que a repressão a essas iniciativas dão notoriedade ao reprimido, e negativam sobremaneira o governo, que logo é taxado de intolerante e anti-democrático. Mesmo não conhecendo o Major BM Carlos Burity, me solidarizo com sua coragem e com o sentimento demonstrado contra a crítica injusta a homens e mulheres que se doam ao serviço público, e que muitas vezes não conseguem fazer o seu papel por falta de  estrutura, equipamentos, enfim, condições de trabalho. 


PS: Como bem observou o colega twitteiro Flávio, a frase emblemática nas palavras do Major é “O capacete é meu!”.

2 comentários:

  1. são regulamnetos arcaicos do tempo da ditadura, o secretario e os cmt são incompetente para que não ler a nova constituição, Maj. BM ta certo

    ResponderExcluir
  2. É NOTÓRIO QUE ESTES RDPMs DA VIDA SÓ SERVEM PRA ISSO MESMO: ESCONDER A SUJEIRA DEBAIXO DO TAPETE, E TIRAR A LIBERDADE DE UM CIDADÃO DE BEM, É NOJENTO ISSO.

    ResponderExcluir