Se em último caso a greve se tornar inevitável, você é:

quarta-feira, 30 de março de 2011

Imprensa que me faz, no mínimo chorar!

Leia com atenção esta matéria e preste atenção em nossas obs, elas no mostram, no mínimo, que a imprensa que busca informar, está desinformada, tem informações de segunda e terceira mão, que não são de acordo com a realidade.

Invasores confrontam políciais durante reintegração de posse no Acre

Qua, 30 de Março de 2011 11:36 
Cumprindo determinação judicial, os oficiais de justiça, acompanhados de aproximadamente 500 homens ( esta informação deve está equivocada, creio que nem no carnaval, onde tínhamos 80 mil pessoas por noite não foi utilizado esta quantidade de policiais) das Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policiais-BOP ( O BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais deve ter mudado de nome e aqui aparece como uma outra polícia, será que não sabe que o BOPE é Policia Militar também?),  Corpo de Bombeiro e até mesmo o uso do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, foi feito na manhã desta quarta-feira, 30, a reintegração das 295 casas do Conjunto Habitacional ao governo do estado, que haviam sido ocupadas por familias sem teto desde o último sábado.

A princípio, os policiais tentaram o diálogo com os invesores,
que resistiram usando as crianças como escuro humano e houve enfrentamento com os PMs.

Providos de escudos, cassetetes, pistolas e armas de groso calibre, os policiais revidaram atirando bombas de efeito moral e balas de borracha. (Ainda bem que apesar de todo este armamento eles utilizaram o não letal, próprio para este tipo de situação)

Na confusão, duas crianças, uma de cinco e très anos foram atingidas nas costas e braço pelas balas de borracha e alguns invasores, contam que foram espancados mostrando cortes nos braços, pernas e cabeça. (É no mínimo uma irresponsabilidade por parte dos pais o envolvimento dos filhos neste movimento)

Aparentando sentir muitas dores, a invasora Jainá da Costa Paulino, que está grávida de sete meses, contou que foi empurrada pelos policiais contra o chão, sendo em seguida pisoteada e teme ter perdido o seu bebê.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Herique Corinto, que assistiu a tudo, questionado pela reportagem se havia mesmo a necesidade do uso da força policial que agiu com truculencia, se limitou a dizer que tudo aquilo era normal e que não sabia se as versões dos invasores eram verdadeiras.

Para Corinto, “nós estamos acompanhando a reintegração de perto e tudo está dentro da mais absoluta tranquilidade. Eu não tenho conhecimento de ninguêm ferido”, disse ao ac24horas e a outros jornalistas presentes na confusão.

Para evitar que os jornalistas entrassem na área invadida para filmar e colher outros depoimentos dos invasores, foi montado um cordão humanos de policiais e ameaçaram inclusive prender e tomar os equipamentos dos profissionais da imprensa, como nos contou o repórter Ivan de Carvalho. “Lá dentro das casas há mais pessoas feridas por isso não nos deixam entrar. Ameaçaram me prender e tomar meu equipamento de trabalho caso eu insistisse em furar o bloqueio dos PMs”, lamentava. (Atitude normal, o aumento no número de pessoas no local poderia dificultar a ação da policia)

Outro jornalista que ficou chocado com o que viu, foi o repórter da TV Gazeta Gerson Rondon. Ele conta, que em seus mais de 20 anos de profissão, “eu jamais vi tamanho aparado policial para retirar um punhado de pessoas pobres que só desejam um teto para morar. Essa ação truculenta me fez lembrar o golpe militar de 31 de março de 1964 da ditadura militar. O que aconteceu aqui foi um absurdo”, disse ele. (Creio que o caro jornalista deve se chocar todos os dias então, já ações como essa acontecem em todos os estados e nem de longe lembram o Golpe Militar, que foi uma ruptura de sistema)

Ouvido, o secretário de Desenvolvimento Social, Antonio Torres, disse que a reintegração foi necessária porque as casas em questão, são para famílias já cadastradas nos programas sociais do governo e “muitos dos invasores aqui, só invadiram as casas para especulação fundiária e imobiliária” disse.

A reintegração, que teve início as 7h esta manhã, só foi concluída por volta das 11h, mas um efetivo de policiais vai pemanecer na área até que tudo volte ao nornal.

Um grupo de 30 assistentes sociais, fizeram o cadastro das famílias invasoras para que sejam no futuro, mediante levantamento social, parte dos programas habtacionais do governo. (muitas dessas famílias aderem ao movimento para venderem as casas depois, mas não são todas, daí o cuidado que os assistentes sociais tem que ter)

Salomão Matos- da redação de ac24horas, direto do Conjunto Habitacional Ilson Ribeiro no bairro Calafate em Rio Branco no Acre.

Obs. o texto em vermelho foi acrescentado por nós.

Um comentário:

  1. seria muito bom se os policiais nunca gastassem seus créditos telefônicos ligando para esses mesmos reporteres de hoje atacam a instituição. (lembrando que não são todos os PPMM que gostão de ligarem e aparecerem) Ontem foi o caso dos policiais que foram acusados pela imprensa de terem torturado um assaltante na delegacia, hoje a imprensa tira o foco da operação que é legal e foca somente a ação da polícia dizendo sertruculenta, e amanhã a imprensa vai continuar atacando a instituição da mesma forma.
    excluam de suas agendas os números de reporteres, tenha cuiado que vc poderá ser o próximo assunto deles.

    ResponderExcluir